Musculação para idosos: saiba da importância para o corpo

Tempo de leitura: 4 minutos

A atividade física é recomendada em todas as fases da vida. No entanto, a intensidade e a frequência variam conforme a faixa etária e outras características pessoais, mas ao iniciar musculação em idosos desde cedo e mantê-lo até a velhice é fundamental para a saúde física e mental. Além disso, as quedas são mais comuns e de maior risco em idosos. 

A obesidade abdominal e a perda de força muscular são fatores de risco diretamente associados ao aumento dessas quedas.

Por isso, é muito importante a prática de musculação para idosos, para garantir o peso corporal ideal e fortalecer os músculos por meio da atividade física durante esse período da vida.

No entanto, a perda de massa muscular é inevitável ao longo dos anos, pois o envelhecimento pode levar a um fenômeno conhecido como sarcopenia.

Além disso, com treinamento adequado, o impacto dessa situação pode ser minimizado. Através de exercícios de musculação, os idosos podem manter e ganhar massa corporal magra.

Por isso que a prática de musculação para idosos é importante para o corpo? É justamente sobre isso que iremos tratar hoje. Se você tem interesse no assunto, leia comigo esse artigo.

Quais os benefícios na musculação para idosos?

No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, o número e o tamanho das fibras musculares diminuem encolhem e tornam-se menos sensíveis às informações do sistema nervoso central. Isso pode levar à diminuição da força, equilíbrio e coordenação.

Felizmente, iniciar o treinamento de força regular após os 60 anos pode interromper esses declínios e melhorar a saúde de várias maneiras.

Alivia a dor nas articulações

O treinamento de força adequado não coloca estresse direto nas articulações e é ideal para pessoas com artrite. Embora o exercício não possa reverter as mudanças na doença, levantar pesos pode ajudar a aliviar os sintomas, fortalecendo os músculos, tendões e ligamentos ao redor das articulações.

Melhora a qualidade de vida

A musculação para idosos também pode ajudar os idosos a viver de forma mais independente, com força e disposição para realizar tarefas cotidianas. Há até evidências de que o exercício de resistência pode ajudar as pessoas a dormir melhor e melhorar o humor em pessoas com depressão leve a moderada.

Fortalece os ossos

O treinamento com pesos aumenta a massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas. A musculação para idosos estimula o fortalecimento e o crescimento ósseo, construindo músculos para aumentar o peso ósseo.

Aliviar a dor e reduzir os sintomas de certas doenças

  • Artrite: Além de aumentar a força e a flexibilidade, o treinamento com pesos em idosos pode reduzir a dor e rigidez;
  • Diabete tipo 2: Musculação melhora o controle glicêmico em idosos;
  • Osteoporose: O treinamento de força fortalece os ossos e reduz o risco de quedas;
  • Doenças cardíacas: Fortalecer os treinos para controlar o colesterol e melhorar a aptidão física;
  • Dor nas costas: O treinamento com pesos aumenta a força muscular nas costas e no abdômen e reduz o estresse na coluna.

Fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões 

Além dos músculos, a musculação para idosos fortalece ligamentos, tendões e articulações. Além de aliviar a dor nas articulações, isso pode melhorar a estabilidade e controlar o movimento. Isso permite que os idosos realizem suas atividades diárias com mais segurança e contribui para sua autonomia.

Manutenção do peso saudável

Além do gasto calórico durante o exercício, quem pratica musculação acelera o metabolismo e queima mais calorias mesmo em repouso, o que é benéfico para a perda de peso. 

E quando o corpo está magro, o coração exige menos esforço, o que também contribui para a saúde cardiovascular.

Cuidados 

musculação para idosos

Não há dúvidas de que a musculação para idosos pode ser uma excelente ferramenta de apoio à saúde, porém, é preciso ter cuidado com qualquer atividade física.

O primeiro passo é consultar seu médico para verificar sua condição física atual e como o exercício pode ajudar, seguir as recomendações e evitar que qualquer atividade cause lesões ou agrave os problemas existentes.

Após essa consulta, também é importante ter um professor de educação física que possa formular doses e limites para cada atividade.

  • Praticar 2 a 3 vezes por semana,
  • exercitar todos os principais músculos (braços, pernas, ombros e tronco),
  • Use pesos que permitam realizar de 10 a 15 repetições antes que seus músculos se cansem.

Gostou de saber sobre a importância da musculação para idosos? Então não esqueça de deixar seu e-mail abaixo, assim, vou poder lhe enviar novidades sobre os assuntos!

Você quer se sentir linda, saudável e radiante com o seu corpo?

Informe o seu e-mail abaixo e receba o seu ebook grátis agora mesmo!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *