Índice
Reading time: 8 minutes
Boa tarde, leitores do Exercício do Dia! Hoje, vamos explorar os incríveis benefícios que o exercício físico pode trazer para o nosso corpo.
Com a prática regular de atividades físicas, podemos observar transformações notáveis que vão muito além da estética.
Vamos mergulhar em cinco efeitos positivos que o exercício tem sobre o corpo humano.
Melhoria da capacidade cardiovascular
O exercício físico é um poderoso aliado do coração e do sistema circulatório, deixando-o mais resistente com a prática regular.
Mas primeiro, vamos entender como ele pode transformar a nossa saúde cardiovascular.
1- Aumento da eficiência cardíaca
O exercício físico regular contribui significativamente para a saúde do coração.
Ao se exercitar, o coração trabalha mais intensamente, o que fortalece o músculo cardíaco e melhora sua capacidade de bombear sangue de forma mais eficiente.
Isso pode resultar em uma frequência cardíaca de repouso mais baixa e uma melhor circulação sanguínea em todo o corpo.
Além disso, a prática de exercícios ajuda na melhora dos níveis de colesterol (HDL) e abaixa o colesterol ruim (LDL), ainda ajuda na diminuição de risco de doenças que pode tá ligado a infarto, e derrame cerebral.
2- Redução da pressão arterial
Além de fortalecer o coração, o exercício físico pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Atividades como caminhada, natação e ciclismo são particularmente eficazes na diminuição da pressão arterial alta, o que, por sua vez, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Alguns estudos mostram que o exercício aeróbico sendo feito regularmente pode melhorar a circulação sanguínea que são benéfico para hipertensos.
Fortalecimento muscular
Além dos benefícios cardiovasculares, o exercício físico também é fundamental para o fortalecimento dos músculos. No entanto, é importante saber: o que o exercício físico ajuda?
- Exercícios aeróbicos: os exercícios aeróbicos ajuda o seu corpo a ter mais resistência, melhorar a circulação, ajuda na queima de gordura, previne doenças, etc. Os exercícios aeróbicos como, natação, caminhada, corrida, dança e ciclismo, esses tipos de exercícios ajuda na sua respiração e acelerar o seu metabolismo.
- Exercício anaeróbio: são exercícios que vão exigir mais intensidade e resistência, pois eles vão te ajudar no desenvolvimento de força e massa muscular como, por exemplo, musculação e hiit.
- Exercício de alongamento e flexibilidade: são exercícios que ajudam as articulações, a prevenir lesões nos músculos e ainda melhora na postura. Alguns exercícios são: pilates, yoga, alongamento dinâmico e estáticos que contribuem para o relaxamento da musculatura, reduz a tensão, aumento na circulação sanguínea para os músculos.
Sabendo desses fatores você pode ter uma ideia de como começar a se exercitar de forma regular e assim ter mais frequência com o decorrer do tempo.
Além dos exercícios, uma boa alimentação com proteínas, carboidratos e gordura são essenciais para manter a perda de peso ao longo prazo.
1- Hipertrofia muscular
O treinamento de força, como a musculação, promove a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho das fibras musculares.
Isso não só melhora a aparência física, mas também aumenta a força e a resistência muscular, facilitando a realização de atividades diárias e prevenindo lesões.
Dessa forma, tendo em vista que a atividade física sendo realizada de forma regular com exercícios de fortalecimento, ajuda na melhora da força, na perda de peso e ainda dá resistência para os músculos.
2- Aumento da força e resistência
A força e resistência muscular são essenciais para a saúde geral e a funcionalidade do corpo.
Exercícios de resistência, como pilates e treinamento funcional, ajudam a construir essas qualidades, melhorando a capacidade do corpo de realizar tarefas prolongadas sem fadiga.
Esses exercícios são importantes para os idosos, pois com o tempo indicam redução de massa e da força dos músculos que ocorre de forma natural com o passar dos tempos.
Confira também: hiit emagrece quantos quilos
Regulação do metabolismo
O exercício físico é um poderoso aliado na otimização do consumo de energia do nosso corpo.
Quando nos exercitamos, nossas células trabalham mais eficientemente, utilizando a glicose e os ácidos graxos como fonte de energia, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
Isso é especialmente benéfico para pessoas com resistência à insulina ou diabetes tipo 2.
1- Otimização do consumo de energia
A atividade física regular ajuda a otimizar a maneira como o corpo consome e utiliza energia.
Isso pode levar a um metabolismo mais eficiente, facilitando o controle de peso e a manutenção de um equilíbrio energético saudável.
Além de ajudar o metabolismo, o exercício fornece oxigênio e nutrientes para os tecidos, aumentando a sua disposição e assim podendo fazer as tarefas do dia a dia.
Por isso que atividade física é importante para as pessoas de todas as idades. Entenda melhor porque comer doce de leite antes do treino.
2- Controle dos níveis de glicose
O exercício é um aliado poderoso no controle dos níveis de glicose no sangue, sendo particularmente benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.
A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Ter pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico por semana ajuda na redução de diabetes e glicemia. Veja 20 exemplos de atividades físicas para você se movimentar ainda hoje!
Benefícios psicológicos
Além dos benefícios físicos, o exercício também tem um impacto significativo na nossa saúde mental.
A prática regular de atividades físicas pode reduzir sintomas de estresse e ansiedade, além de melhorar o humor e a autoestima.
1- Redução de estresse e ansiedade
A prática de exercícios físicos é uma forma eficaz de combater o estresse e a ansiedade.
Atividades como yoga e corrida podem induzir a produção de endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade, que promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento.
2- Melhora do humor e da autoestima
Além de reduzir o estresse, o exercício físico pode melhorar o humor e a autoestima.
A sensação de realização após uma sessão de exercícios, juntamente com as melhorias na saúde e na aparência física, pode aumentar significativamente a confiança e a satisfação pessoal.
Para as pessoas com estresse crônico, os hormônios podem estar altos, com atividades físicas ajuda na diminuição, e assim liberando cortisol e adrenalina para diminuir o estresse.
Agora que você entendeu os efeitos do exercício, vamos ver a seguir o que realmente acontece quando você começa a se exercitar.
Quando começamos a nos exercitar é bastante difícil para algumas pessoas que ainda não estão acostumadas com a prática de atividade física, por isso no início é importante que seja realizado exercícios mais leves de baixo impacto, como, por exemplo, uma caminhada.
Dessa forma, você vai pegando o ritmo e assim pode aumentar a frequência, o ideal é de 3 a 5 vezes por semana de exercícios, mas pode começar devagar fazendo 2 exercícios por semana, com duração de 30 a 60 minutos.
Tendo esse hábito de se exercitar por dois dias, na segunda semana você já pode aumentar a frequência para 3 ou 4, isso vai depender do seu ritmo e do seu tempo.
Então não fica presa a isso, sempre tira um tempinho para se manter ativa nem que seja por 30 minutos.
Veja também: Organização Mundial da Saúde (OMS) | Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário.
Conclusão
Os benefícios da atividade física são vastos e impactam positivamente várias áreas da saúde.
Desde a melhoria da função cardiovascular até os efeitos psicológicos positivos, a inclusão regular de exercícios na rotina diária é uma das maneiras mais eficazes de promover uma vida longa e saudável.
Encorajamos todos a encontrar uma forma de atividade física que apreciem e a torná-la parte integrante do seu estilo de vida.
E você, já sentiu algum desses efeitos em sua vida? Compartilhe conosco nos comentários como o exercício físico impactou seu bem-estar!