Reading time: 3 minutes
É possível perder peso, só com exercício físico?
Olá, eu sou Angélica Almeida, profissional de educação física, formada a mais de 10 anos, tenho pós-graduação de personal trainer e sou coach de emagrecimento.
Ao contrário do que você possa imaginar, a minha intenção não era trabalhar com emagrecimento, mas a vida foi desenvolvendo e me levando para esse lado.
E por mais que eu não pensasse em trabalhar com emagrecimento, eu sempre vivi tentando emagrecer e foi até um dos motivos para fazer esse curso na faculdade.
E aqui estou disposta em trazer mais informação sem enganação.
Tudo que se sabe sobre emagrecimento, já se sabe há muito tempo, mas o que vem mudando é o ambiente e o comportamento do ser humano. S
ó que hoje em dia tem uma forma de vender esse processo, um processo que é muito individual porque envolve vários fatores.
Fatores físicos, emocionais, comportamentais, genética, fator econômico, tudo está interligado.
Mas o que vamos falar, é uma dúvida coletiva, mas não pode ser tratada como um todo, tem suas exceções.
A questão: é possível perder peso só com exercício?
É possível, mas não é todo mundo que consegue!
Embora os exercícios físicos seja uma parte importante no processo de emagrecimento, por aumentar seu gasto energético, é difícil ter uma perda expressiva sem ajuste dietético.
Porque para você perder peso, só com exercícios, seria necessário um volume alto de atividade física, por exemplo, caminhar 30 km por dia por 30 dias, mas a maioria não tem esse tempo disponível, trabalhamos, cuidamos da família, temos vida social entre outras coisas que encontramos numa rotina normal.
O que acontece com o nosso corpo é que ele se adapta com o nosso gasto energético, não gastamos energia apenas se exercitando, gastamos para manter nossas funções vitais para respirar, digestão até dormindo, gastamos energia.
Quando começamos a nos exercitar usamos o que temos de estoque de energia (gordura), o corpo precisa enviar mais oxigênio e nutrientes paras os músculos para manter a alta demanda de energia, ocorrendo o desequilíbrio necessário para perda de peso.
Lembra? Gasto mais, consumo menos. Mas não é isso que vem acontecendo com a população, cada vez se consome mais e se gasta menos.
Consumir muito pouco, cuidado com dietas restritivas, não é uma forma inteligente nem sustentável para o corpo.
É mais fácil ajustar sua dieta com as calorias necessárias e ter uma rotina de treino adequada, do que colocar seu corpo em risco.
Então é necessário:
- Ingerir calorias suficientes para suprir as necessidades diárias
- Ter uma rotina de treinos
- Se hidratar corretamente
- Dormir bem
- Ter momentos relaxantes
Essa informação não é novidade, mas o que estamos buscando? Algo inovador que não iremos conseguir dar conta, para no final dizer “era muito difícil de manter.
Então façamos o básico que dá certo, com constância, motivação e disciplina.
É importante lembrar que cada indivíduo pode responder de maneira diferente aos estímulos do exercício físico, procure não se comparar com outra pessoa. Avalie o seu desenvolvimento físico ao longo do processo.