Tempo de leitura: 3 minutos
Não é segredo para ninguém que a prática regular de exercícios físicos e a importância da musculação somatiza muito benéficos para o nosso organismo.
Não existe mente sã, em um corpo doente e vice e versa, já deve ter lido frase, não podemos pensar em saúde mental e não pensar na saúde física.

Melhoria da saúde mental
A prática de musculação ou outras formas de exercício físico com peso é um poderoso tratamento para prevenir ou reabilitar quaisquer doenças no cérebro e no sistema nervoso.
A saúde mental pode ser melhorada ou diminuída por diversos fatores.
Nosso metabolismo cerebral necessita de muito oxigênio para trabalhar, é um metabolismo aeróbico (reações ocorrem na presença de oxigênio) e quando praticamos exercício resistido isso aumenta.
Com uma diminuição na velocidade no metabolismo cerebral, apresentando sinais e sintomas de alterações da saúde mental, apresentando oscilações no humor, deixando mais irritado, muito triste, chateado, refletindo no comportamento do dia a dia.
O cérebro é flexível para aumentar ou manter as conexões cerebrais (sinapses) dependemos dos estímulos que recebemos, isso se chama neuroplasticidade, isso é muito importante para os neurônios.
Além disso, o benefício da atividade para o cérebro é similar sobre os efeitos sobre os músculos, essas conexões estão interligadas e novas sinapses se formam e as antigas se reforçam, com a musculação.
Efeitos benéficos do exercício físico
Quando você está se exercitando, seu cérebro se estrutura de várias maneiras, independentemente de ser numa sala de musculação com aparelhos ou pesos livres.
- Você se torna capaz de aprender melhor e lembrar com mais facilidade;
- Movimentar se aumenta o nível de atenção, criatividade e motivação;
- Você melhora seu humor, enquanto ajuda a superar ansiedade e depressão;
Aumentando a liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina;
O exercício físico estimula o cérebro como um todo, quando eu começo a me exercitar eu aumento a temperatura interna do meu músculo que aumenta temperatura corporal, provocando vários efeitos fisiológico melhorando a saúde mental, mandando mais oxigênio, mais sangue para o cérebro (vascularização) que em repouso isso não acontece.
Com todos esses mecanismos acontecendo melhora da percepção de bem-estar no comportamento do indivíduo e na saúde mental.
Então sabemos que o exercício fortalece o cérebro, sendo um poderoso tratamento na prevenção e na reabilitação de doenças mentais e todo sistema nervoso.
O exercício físico realizado regularmente traz equilíbrio para a rotina, sendo essencial para pessoas que sofrem ansiedade, depressão entre outras.
Nosso organismo funciona com ciclos de 24 horas e tem necessidades de curto, médio e longo prazo, por isso a prática de exercícios físicos é indispensável para a saúde mental.
Conclusão
Com rotinas intensas e estressantes em ambientes de trabalho, familiar, as pessoas estão vulneráveis a desenvolver quadros depressivos, transtornos de ansiedade porque o ambiente influencia diretamente na saúde mental.
Reféns do cotidiano, os brasileiros afastam-se, cada vez mais, de hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos é uma grande aliada para o equilíbrio emocional.
Não só a musculação, mas a corrida, dança, luta, caminhada, bicicleta.
Essas modalidades ajudam na redução dos sintomas de desconforto mental que causam crises de nervosismo, o medo, a sensação de preocupação excessiva e apreensão incontrolável.
Portanto, escolha a atividade com que mais se identifica e melhore sua qualidade de vida, mental e física.
Link permanente